Resenha | Amanhã você vai entender, de Rebecca Stead

2 comentários

Esse livro que escolhi ao acaso no meu e-reader. O título me chamou a atenção, e pensei: é esse que vou ler. Depois que comecei a ler quase não consegui largar o livro até ter terminado.

O livro começou bem confuso, fiquei tipo: ãn????. Mas depois que passei das primeiras páginas consegui entrar na onda da história e comecei a entender.

Como personagem principal temos Miranda de apenas 12 anos, que começa a receber uns bilhetes estranhos dizendo que um amigo dela corre perigo e que somente ela poderá ajudar. Mas ela não faz a mínima ideia de quem é o remetente desses bilhetes, em alguns momentos ela chega a sentir medo, porque a o remetente parece conhecer ela muito bem.



E o seu melhor amigo, Sal, deixou de falar com ela logo após ser agredido na rua, por Marcus. E após isso ela vem a descobrir que Marcus estuda na mesma escola que eles e que é um garoto legal.

Mas o mistério continua... Quem é que está deixando esses bilhetes? Até entrar na casa dela, o remetente dos bilhetes já entrou e também sabia aonde ficava a chave reserva do apartamento dela.

Durante algumas conversas entre Miranda e Marcus (o agressor de Sal), eles entram na questão de presente x futuro, por causa de um livro que Miranda estava lendo. Sobre ir e voltar no tempo. E o legal é que a autora conseguiu abordar esse assunto de uma forma não tão complexa (algumas partes tive que reler algumas vezes para entender, mas ok) o que dá todo um sentindo para o livro.

 "...guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender." 

Para mim, a revelação do mistério foi uma grande surpresa. Ou melhor, quem estava por trás dos bilhetes. Quando a Miranda se permitiu levantar o "véu invisível" do rosto, ela conseguiu encaixar as peças e entender o que aconteceu.

O livro é muito bom! Com certeza irei reler ele! Super indico a leitura!
"Mamãe diz que todos nós temos um véu que nos separa do restante do mundo, como o que as noivas usam no dia do casamento. Só que esse é invisível. Andamos felizes com um véu invisível no rosto. O mundo fica um pouco borrado, mas gostamos dele assim.
Às vezes, porém, nosso véu é tirado por alguns instantes, como se um vento o soprasse para longe. E quando ele levanta, podemos ver tudo como realmente é, por apenas aqueles poucos segundos antes que o véu volte a seu lugar. Enxergamos toda a beleza, a crueldade, a tristeza e o amor. Mas, na maior parte do tempo, ficamos felizes por não vermos isso. Algumas pessoas aprendem a levantar seu véu sozinhas. Assim, não precisar mais depender do vento."

A Polli já publicou uma resenha desse livro aqui no blog, você pode conferir aqui.


Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Minha classificação: 5/5
Sinopse: A jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em Amanhã você vai entender, seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. À medida que as mensagens chegam, Miranda percebe que quem as escreve sabe de detalhes de sua vida que ninguém deveria saber. E, conforme as peças do quebra-cabeça se encaixam, ela finalmente percebe que a resposta sempre esteve ali, bem em sua frente - mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender. Amanhã você vai entender, segundo livro de Rebecca Stead, recebeu a Medalha Newbery, prêmio da American Library Association destinado às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem.

2 comentários :

  1. Olá!
    Eu já li esse livro e foi uma feliz surpresa. Parece meio bobo, em um primeiro momento, mas a proposta é maravilhosa. Quase não conseguia desgrudar dele. Ótimo!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ygo. Fiquei perdida no início (mentira, quase no final também estava rs), mas gostei! É um daqueles livros que nem pensei em um final diferente!

      Excluir