Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Artigo | Ressaca literária: o que fazer?

quarta-feira, outubro 01, 2014 Naiane Aline 3 Comments Category : , ,

Era uma vez uma ressaca. 
Não, se acalme. Ainda não me tornei uma dependente química de algum tipo, ou coisas do gênero. Na verdade, meu vício é outro, e a ressaca é mais braba (como diria minha boa avó) que essa. Digamos que tudo tenha começado da seguinte forma: li muitos livros bons, de uma vez só. E a faculdade começou a apertar. Comecei a estagiar.   "Não tenho mais tempo nem para respirar", pensava eu. Até que chegamos onde estamos. Onde estou, para ser mais exata.



        Os sintomas são claros. Se você ainda não tem certeza se está ou não numa ressaca literária, saiba que, se nenhum livro, por melhor que seja, está te prendendo e sua vontade de ler diminuiu, apesar de todo prazer que você tem nessa atividade... Bem, amigo. Mal vindo à esse barco infeliz. Somos dois - e muitos. Mas, calma! Não precisa entrar em desespero.
Eu quase entrei, e, olha, não ajudou muito. Fato é que, quando meu ritmo de leitura começou a cair e percebi que minha presença no Vício em Páginas também estava, consequentemente, diminuindo, pensei em largar tudo para o alto. Mas esse não é caminho. Percebi isso antes de excluir o blog e afins, pra (in)felicidade de todos os leitores do VP. Então resolvi entrar na missão #ForaRessaca.

         Procurei várias dicas no tema, e montei minha própria lista de afazeres rumo à felicidade dos bons leitores, novamente. Quem está comigo? \o/


1- Tente algo novo!


Novidade é a palavra-chave! E não sou só eu que digo, muitas(os) blogueiras(os) já disseram o mesmo. Tudo bem que ler é tudo de bom, mas se é algo que não está mais te chamando tanta atenção, o melhor é não forçar a barra. Faça outras coisas. Vá passear no shopping, passe mais tempo com os amigos, assista a filmes, leia HQ's... Com o tempo, o cansaço que você está sentindo vai passando, e dando lugar a vontade de devorar livros, novamente! (Testei comigo e os resultados começaram agora... Acho que funciona, viu. ~Acho~)


2- Tente livros diferentes


Essa dica eu vi no blog Livros e Fuxicos, num post direcionado ao tema, também. É, meu jovem, o tema já é vasto na blogosfera literária e preocupa muitos leitores. Mas, se a lógica da coisa é: os livros não te surpreendem mais, nada mais coerente do que mudar totalmente de horizonte. Como eu disse, novidade é a palavra! Se você só lê romances, tente algo de sci-fy. Se só lê aventura, se jogue num draminha adolescente. Sério. E nada de preconceito literário, viu? 



3-  Nada de ler livros tamanho biblia!


Sem querer parecer chata, mas... É, filho, se você não está conseguindo ler as comuns 300 páginas de um livro qualquer, o que te faz acreditar que terminará um de 800 páginas facilmente? Vá por mim. Não rola. Experiência própria. Já estou em ressaca há pouco mais de 2 meses, acredito, e uma das minhas maiores burrices foi começar a ler um livro gigaimenso. Só piorou o que já estava péssimo. Então, nada de livros grandes! 



4- Estabeleça metas, mas não ponha faca no pescoço!


Essa dica está parecendo aqueles textos de auto-ajuda para líderes (pois é, oremos). Mas é verdade. Se você estiver num estágio de ressaca ~à la fundo do poço~ como eu, estabelecer metas é a melhor forma de garantir que você "readquira" seu hábito de leitura. Tente ler 50 páginas por dia, ou algo assim. Mas forçar demais a barra também não funciona. E voltamos para a primeira dica da lista: se nada der certo, faça coisas novas! 



5- Mude a plataforma


É, essa dica vai parecer bem estranha, mas está funcionando (por enquanto) comigo! Se você está acostumado com livros em formato físico, dê ao menos uma experimentada nos e-books. Geralmente, a leitura deles flui mais rápido que dos livros comuns, por uma série de fatores: você pode aumentar a letra e tornar a leitura mais confortável, por exemplo. Claro que isso não vai resolver todos seus problemas, e não estou dizendo para você abandonar o livro físico. É apenas uma ideia. Tente ler mais via e-readers ou no seu próprio computador! Quando mais nova, eu lia pencas de livros em pdf, mesmo enquanto estava em redes sociais e fazendo maratona de animes, no computador, então, acho que dá pra rolar bem.



6- Você tem tempo, sim, e, se duvidar, ainda tem o dobro!


Desculpe jogar essa verdade na sua cara, mas você tem tempo. E essa é uma indireta para mim, que usei essa desculpa mais que condenada no corredor da morte. Olha só, sabe o tempo que você leva no ônibus até a escola/faculdade/trabalho? Olha o tempo ai! É só saber administrar. O melhor seria que você usasse esse tempo em algo que te deixe mais relaxado. Não exatamente leia, mas só o fato de ouvir seu podcast preferido, já ajuda. Quando chegar em casa, você estará bem mais relaxado, e não soará um tormento pegar aquele livrinho lindo para bater o olho <3 



7- Vá na sorte


Se você está tendo dificuldades em escolher suas leituras, por nada te parecer interessante o suficiente e afins, aconselho que você faça uma TBR Book Jar. Mas, tia Arine-chan, TBR o quê? Calma, jovem padawan, explicar eu vou. Em resumo, A TBR Book Jar é um pote em que você coloca os nomes de todos os livros não-lidos por você. Assim que você termina uma leitura, corre pra essa jarrinha da alegria e tira o nome de mais um livro. Claro que existem algumas regras básica, mas nada muito complicado. Se quiser saber mais sobre essa jarrinha supimpa e quiser fazer uma para você também, confira no site Nem Um Pouco Épico. Foi de lá que tirei a ideia da minha.

RELATED POSTS

3 viciados comentaram

  1. Estava precisando mesmo falar com alguém sobre isso kkkk
    Que ressaca, amiga!!!!
    Me sinto devastada mas, adorei as dicas!
    Beijos.
    www.livrosporumbeijo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Arine, eu não passei por ressaca literária ainda (que bom! \o/), mas acho que talvez isso esteja acontecendo mais com as pessoas que se cobram em vez de tentar usufruir mais da leitura. Sabe ler por prazer, sem pressões. Claro que com blogs, temos que dar satisfações as parcerias, então a pressão está presente. Como sou bem eclética com as leituras, acho que isso ajuda também. Agora com certeza, ler uma coisa que você não gosta, isso não dá.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Eu passei por uma forte ressaca e fiquei sem ler nenhum livro por quase um mês inteiro, o que me deixava assustada, mas eu não conseguia ler. O que eu fiz foi relaxar, não deixar o pânico crescer e esperar aparecer um livro que me motivasse e foi isso que aconteceu e aos poucos eu voltei ao meu ritmo de leitura normal.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir