Diário Otaku | Playlist: Bandas Visual Kei

8 comentários
Saudações!
                O Diário Otaku dessa semana, que deveria ter saído semana passada (</3), é sobre um estilo musical que, para alguns, é bizarro, e, para outros, algum tipo de modelo ideal do rock punk e metal. Uma coisa é certa, as bandas Visual Kei’s sempre gerarão algum impacto logo à primeira vista, independente de você gostar ou não do som e visual berrante dos artistas. Nesse post, vocês irão conhecer só um pouquinho da história do estilo musical que tanto fez sucesso no Japão, e depois verão uma playlist de algumas músicas de minhas bandas favoritas.



                 Tudo começou na década de 80, com algumas bandas que misturavam em seu repertório vários movimentos do rock, como o punk e o metal. Algumas iam, e vão até hoje, um pouco mais além, e trazem em sua essência a união de rock pesado com instrumentos comuns à música clássica, criando um som único. Solos de guitarra, em algumas das bandas, também marcam presença. Apesar disso - e de tudo! -, acredite, o que chama mais a atenção não é o som.

Os cantores e guitarristas, baixistas e bateristas são as atrações do show, vestidos de maneira muito peculiar, que causa estranheza principalmente em expectadores ocidentais. Foi o que aconteceu há alguns dias atrás, quando uma matéria do site MegaCurioso destacou a atuação de uma banda de Visual Kei japonesa, onde meninas se vestiam como “bonequinhas”, também conhecidas como lolitas, enquanto cantavam e dançavam ao som de uma poderosa guitarra e bateria. Destoante? Talvez. Mas incomum? Não no Japão.



             A arte de vestir-se estranho, inclusive de lolita, não nasceu com essas garotinhas, tão novinhas. Babymetal, o nome da banda desse vídeo anterior, considerado uma espécie de 'heresia" ao punk e metal, de acordo com o MegaCurioso, não chega nem perto de ser uma das bandas realmente "bizarras" vindas da ilha nipônico. E, serei sincera, alguns clipes dessas garotinhas de rosto angelical me dão medo. E não à toa. Como logo vocês verão, brincar com a melancolia, o clima gótico e a morte, é algo que algumas bandas de Visual Kei gostam de explorar. Inclusive o ato de vestir-se de lolita, mesmo entre homens. Sim, homens vestidos de lolita, que é o caso que vemos na banda N'dooL. A banda, não muito conhecida aqui no ocidente, sequer tem muitos vídeos no Youtube... Mas achei um para mostrar a vocês. 


Agora, esquecendo um pouco esses detalhes sobre a história e característica do estilo, que tal darem uma olhada em minha playlist? <3 Nela, as bandas mais conhecidas e outras, as minhas preferidas, estarão presente! Ah, lembrando que a lista é bem pessoal. Eu gosto das músicas e só.

Playlist

The Gazette

Uma das bandas de Visual Kei mais conhecidas, inclusive mundialmente, e não à toa. Comecei a ouvir Visual Kei com essa banda e, estranhamente, comecei a gostar dela a partir de uma música não tão conhecida assim. (Quase sempre minhas músicas preferidas são as que ninguém gosta, que depressivo, haha) Reila, que não possui um som muito carregado, tem uma letra tão linda que, juro, "estuprei o replay" umas mil vezes quando a conheci!




     Exist+Trace

       Ahhhh, gente! Sério, para Arine-chan não há banda Visual Kei mais diva que Exist+Trace! É uma banda formada totalmente por mulheres, e possuem letras maravilhosas, além de um som muito legal! Minha admiração vai desde a vocalista, Jyou, até a guitarrista, Miko, que mandam muito bem. Adoro, simplesmente adoro! (Sentiram o discurso fangirl? hahaha)









Mucc

      O som de Mucc talvez seja o mais controverso da minha lista, isso porquê algumas de suas músicas parecem mais J-rock do que Visual Kei propriamente dito (apesar de, não confundam, Visual Kei ser um tipo de J-rock!). A banda não usa vestimentas extravagantes como outras bandas, apesar de, em alguns momentos, aparecerem com piercings no rosto. De uma coisa é certa: suas músicas gritam sentimentos. E eu adoro a voz do vocalista, que consegue beirar o tranquilo e o tomado pela raiva em uma mesma música. 





       Enfim, gente, é isso! Impossível colocar aqui mais bandas ou mais músicas destas que amo, porquê senão vocês não sairiam daqui hoje, hahaha. Detalhe importante: demorei tanto tempo escrevendo esse post porquê quando ia procurar o vídeo no youtube, não resistia à ouvir a música toda <3

          Quem curte o gênero musical e tem mais bandas e músicas para compartilhar, sinta-se a vontade nos comentários! Espero ter ajudado àqueles que não conheciam o estilo, mas está sempre aberto à coisas novas ;) 

8 comentários :

  1. Gosto muito deste estilo, destas bandas, só conhecia The Gazette e adorei conhecer as outras, são muito boas! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoo! Siim, quem gosta de Visual Kei obrigatoriamente curte The Gazette hahaha Destaque total do estilo depois dos anos 2000! Ainda bem que curtiu as outras bandas <3

      Beijoss, flor!

      Excluir
  2. Não sou fã desse estilo de músicas, acho muito estranho... sou uma pessoa que gosta de musicas mais calmas. Sei lá. Mas admiro quem curte. *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Entendo bem seu sentimento... também curto muito musicas calmas, e elas são maioria em minha playlist diária! hahaha Mas adoro um Visual Kei <3 \o

      Beijos, flor *-*

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não faz muito o meu estilo, mas é uma boa dica para quem curte.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, esse estilo não chega a ser o meu, mas eu curti, achei bem diferente, e sempre e bom conhecer coisas novas né.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o desejo absurdo por mechas, mas no meu cabelo crespo/bagunçado acho que não ficariam legais, mas não teria coragem de me vestir como eles, rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Como é raro achar pessoas que gostam de Visual kei e Animes *--*

    ResponderExcluir