Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Resenha | A História de uma Paixão (Paulo Cezar Borges)

sábado, janeiro 11, 2014 Naiane Aline 4 Comments Category : , , , , , , ,


Autor: Paulo Cezar Borges
Editora  LP Books
142 páginas
Nota 8
Sinopse: Denzel estava cansado de sua vida patética de ficar por ficar com qualquer garota, até conhecer a doce e adorável Carly. Com apenas um olhar se encantou com sua beleza. Quando se aproximou não se arrependeu, acabou conhecendo uma excelente garota, uma garota que era nova na cidade, sem muitos amigos, logo topou conhecer Denzel melhor. De encontro a encontro aconteceu um beijo, e do primeiro beijo a mais encontros, o que acabou resultando em namoro. Tudo era perfeito nesse namoro, até o trágico acidente em que os pais de Carly morrem e ela acaba tendo que se mudar, para morar com sua avó. Uma avó que nunca gostou do namoro dos dois e tenta impedir essa paixão, por varias tentativas, encontros escondidos viram a unica alternativa para esse casal, esse namoro proibido acaba tendo ordem judicial que impede Denzel de se aproxima de Carly. E agora, será que essa paixão passa por essa barreira?


A História de uma Paixão, em certos pontos, me surpreendeu bastante.  Apesar de sua narrativa ainda muito fresca, o autor Paulo Cezar soube dar as doses certas de drama e romance para segurar o leitor em sua história. O livro não é perfeito, como já era de se esperar de uma primeira obra do jovem escritor, mas seu tamanho e sua narrativa nos guiam por uma leitura muito rápida e agradável.

                O livro conta o desenrolar da paixão que nasce em nosso casal de protagonistas, o Denzel e a Carly.  Toda a história é contada por Denzel, um jovem garoto texano que, apesar da pouca idade, já sofreu diversas desilusões amorosas, sempre tentando olhar para o mundo por uma perspectiva positiva. Quando ele conhece Carly, então, toda essa sua espera pelo amor verdadeiro parece ter valido a pena. Bem mais velho que a Carly, que ainda é uma adolescente, Denzel percebe o quanto a paixão pode ser inesperada e mudar por completo a sua vida.


“Porque amar apaixonadamente faz o casal vencer todos os obstáculos.”

                Inicialmente, o romance parece bem inocente. A partir do ponto de vista do Denzel, vamos vendo como o relacionamento dele e de sua recente namorada vai evoluindo. No entanto, o meio do livro reserva muitas surpresas ao leitor, que é completamente tragado pelos acontecimentos que permeiam o relacionamento do Denzel e Carly. Primeiro, os pais da jovem menina morrem num acidente de carro, deixando-a completamente desolada e sozinha. A partir daí, tudo parece dar errado.  Tudo mesmo. Desde parentes querendo empatar o relacionamento, até tribunais e prisões injustas. A história ainda consegue nos surpreender mais um pouco no final, apesar de, inicialmente, parecer tão previsível.

“Para fortalecer um amor, nada melhor do que a amizade”.


                A narrativa de Paulo Cezar é curta e objetiva. Enquanto somos tragados completamente pela loucura que toma a vida do Denzel e de sua namorada, sentimos, também, a falta de uma melhor descrição do espaço e uma correção textual melhor por parte da editora. Como eu disse, a escrita do Paulo é bem ingênua e, certamente, amadurecerá com o tempo. Em contrapartida, um fato: o autor sabe construir boas personagens! A coisa mais legal de todo o livro, talvez, seja suas personagens reais e bem construídas que, apesar de serem apenas ficção, sentimos que elas poderiam ser qualquer pessoa de nosso círculo de amizade.  

               
                Cativante. Essa é a palavra que melhor define o pequeno livro e suas personagens. Como já citado, a falta de experiência escrita do autor é compensada pela construção de suas personagens e enredo. A História de uma Paixão é exatamente isso que o título propõe, um romance leve e de fácil leitura, passa-tempo ideal para a tarde de tédio de um domingo qualquer.


“Amar é bom, mas machuca um pouco.”   

RELATED POSTS

4 viciados comentaram

  1. Oi, eu não conhecia este livro, mas parece ser muito interessante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, recomendo a leitura :D
      O autor é super simpático, também!

      Vou dar uma passada em seu blog <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Ótima resenha. Não conhecia o livro.

    Criei um blog há pouco tempo. gostaria da sua visita:

    http://meupedepagina.blogspot.com.br/

    Estou te seguindo.Poderia retribuir? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seja bem vindo!
      O livro é relativamente novo, talvez por isso não tenha ouvido falar!

      Vou dar uma passada em seu blog *-*
      Obrigada pelo comentário
      Beijoss

      Excluir