Top Vícios | 10 grandes animações

13 comentários
Opa, um Top sobre grandes animações da história? Maravilhoso, ein? Animações são sempre contagiantes de se ver e ai vai uma lista em ordem de preferência minha para vocês verem ou simplesmente reverem. Pois bons filmes são sempre pra rever!

10) BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES


Branca de Neve e os Sete Anões não está aqui só por ser um grande filme em animação. Sim, lá estão músicas contagiantes, uma heroína suficiente carismática, coadjuvantes que realmente fazem a trama se desenvolver, uma vilã realmente temível e por fim, a qualidade técnica num patamar de eficiência artística. Mas a importância do longa está em criar colunas do sucesso da Disney: Bichos bonitinhos, princesas em perigo, musicais deliciosos mesmo que apareçam do nada, mensagens bonitinhas para as crianças,  vilões que mesmo temíveis são irresistíveis de adorar. Um filme com essência Disney.



9) A BELA E A FERA


De novo a Disney dominando esse ranking, ein? Mas é isso, se Branca de Neve é o inicio, A Bela e a Fera é o auge da formula Disney. Uma mocinha indefesa não tão indefesa assim e um herói confuso de ser herói talvez sejam algumas diferenças. Mas Bela continua entrando na ideia de Princesa Indefesa e a Fera continua sendo um Príncipe Encantado. Coadjuvantes divertidos e um vilão desprezível mas carismáticos são características da Disney que aqui são novamente trazidas. Além da tradicional mensagem para as crianças. Um filme delicioso.


8) CORALINE


Nunca assisti O Estranho Mundo de Jack, de Henry Sellick, e isso deve ser um pecado pois pelos comentários que ouço, esse deveria tá no lugar de Coraline, outro filme do diretor. Mas, tirando isso, Coraline é divertido e ás vezes até aterrorizante além de ter personagens sempre de caráter e personalidade dúbias, incluindo sua protagonista. No entanto, o que mais salta aos outros ao assistir Coraline, é o extremo preciosismo técnico da produção que foi toda feita na técnica de stop motion, brilhantemente executada assim. Tim Burton estaria orgulhoso de seu pupilo.


7) RATATOUILLE


Ah, a Pixar! Só de falar da melhor produtora de cinema da atualidade, solto um suspiro. Sempre aliando histórias e personagens um tanto complexos para a animação ocidental e a qualidade técnica natural. Em Ratatouille, Brad Bird traz na história de um rato cozinheiro, um belo estudo sobre o valor do artista e de sua arte, isso sendo revelado na arte da culinária. “Um artista pode vim de qualquer lugar” diz o bordão do filme e essa mensagem é escancarada a cada momento. Por fim, temos Paris linda como sempre, e cada frame do longa exala a beleza da capital da culinária.


6) TRILOGIA TOY STORY

A Pixar ataca novamente... e três vezes! Os três filmes de Toy Story representam várias facetas do que o estúdio representou para o cinema: Inovação técnica na animação digital, a arte de poder se divertir e, por fim, a emoção.  Três filmes ousados, divertidos, bonitos e que acabam no terceiro longa, em cenas de quebrar coração e fazer chorar.


5) PRINCESA MONONOKE


Miazaki! O melhor diretor de animações orientais e o melhor estúdio de cinema animado! Em Princesa Monokee, o cineasta faz tudo que é conhecido: A beleza do desenho oriental, a pluralidade de significados e a devoção à natureza. Ao mostrar o embate entre natureza e espiritualidade contra tecnologia e progresso, Miazaki nunca é maniqueísta. A natureza é perigosa, sombria, às vezes perigosa e caótica; os homens que querem avançar o progresso são tão cruéis quanto ela . Nesse embate, símbolos e mensagens são jogados ao públicos através da beleza dessa animação.


4) WALL-E


Wall-E, o filme definitivo da Pixar. Ao mostrar o trágico futuro do Planeta Terra e da humanidade, algo que não está tão longe, o diretor Andrew Stanton faz uma dura critica ao consumismo e à exploração da natureza. Mas, além disso, Stanton fala de amor em um cinema que evoca os  filmes de Chaplin ao ser protagonizado por robôs que não podem falar ( Os 40 minutos iniciais mudos são sensacionais).


3) A VIAGEM DE CHIHIRO


Assim como Princesa Monokee, Miazaki também traz nesse a discussão da natureza. Mas aqui os significados são voltados para o crescimento de uma garota em uma versão oriental de Alice No País das Maravilhas. Ninguém é totalmente mal e nem totalmente bom na aventura de Chihiro. Mas existe uma definitiva certeza: O filme totalmente feito a pincel é belo e intrigante, as vezes até aterrorizante e incrivelmente lírico.


2) O REI LEÃO


O Rei Leão é mais importante filme da Disney. Lá estão algumas bases do estúdio, mas, ao mesmo tempo, mesmo com as músicas românticas bonitas ou as tradicionais contagiantes músicas de vilão, há um certo tom shakesperiano que leva Rei Leão a ser o maior dos filmes da produtora. È o Hamlet da Selva, podemos dizer. Ás vezes, traz até um tom político inesperado ( Be Prepared de Scar lembra muito o nazismo de Hittler), há um tom sombrio também. No entanto, Rei Leão tem Timão e Pumba para nos dá alegria. Pois a vida é “Hakuna Matata” também!   


    1)       AKIRA


Japoneses sabem fazer filmes de pós-tragédias. Eles são especialistas nisso pela sua história, por terem sofrido uma das maiores tragédias da histórias: Duas bombas nucleares. E Akira mostra um mundo pós tragédia nuclear focando em todos os aspectos possíveis: A política, a ciência, a sociedade e tudo mais. Mas não basta só ser fantástico em retratar o exterior, ele também mostra o interior da adolescência e revolta que toma jovens. A técnica como todo filme do extremo oriente perfeito. Um filme perfeito.

13 comentários :

  1. A Bela e a FEra, Toy Story e WAll-E são meus favoritos. Não consigo nem mesmo mensurar qual é o melhor. Os demais são bons, mas não entram no meu top. Eu adicionaria Ratatouille, Up!, Cinderela.

    ResponderExcluir
  2. Cara, gostei da lista.
    Será que "Procurando Nemo" não poderia entrar na lista?
    rsrsrs
    Enfim, foi uma ótima seleção.
    Abraço!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Wall-e é perfeito né ? sem comentários para toy story e ratatouille, Coraline é mais que lindo !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/2013/04/promocao-dia-do-livro.html ( participa lá :D )

    ResponderExcluir
  4. O Rei Leão e A Bela e a Fera também estão entre meus preferidos, mas adicionaria vários outro à minha lista, como Up e Mary & Max (coisa mais linda do mundo!).
    Adorei a ideia do post!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Animações são sempre bem-vindas. Gostei bastante do seu top 10, mas o meu seria um pouco diferente. Trocaria os orientais por "Shrek", "Procurando Nemo" e "Madagascar".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada pelo Dunga!
    A Bela e a Fera eu simplesmente amo.
    Coraline eu quero ler o livro antes.
    O Rei Leão é um clássico da infancia!

    ResponderExcluir
  7. Concordo totalmente com o seu comentário sobre a Pixar. Ratatouille e Wall-E é dois filmes que eu assisto sempre e sempre sem me cansar, às vezes minha mãe passa por mim e reclama “Mas você está assistindo esses filmes de novo, você não cansa? Haha Outro filme que se eu tivesse em casa eu assistia sempre e sempre é A Viagem de Chihiro, só assisti uma vez e não sei onde ele está :c

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti quase todos da lista. Mas meus filmes de animação preferidos são: A Bela Adormecida, Cinderela, Lilo & Stich, Procurando Nemo e Kung Fu Panda, acho que perdi as contas de quantas vezes eu assisti.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Os que mais gostos de sua lista dão CORALINE, TOY STORY, WALL-E (>< é muito cute esse filme!!) e o O REI LEÃO(que eu sempre choro ao assistir)

    ResponderExcluir
  10. Wall-E me encanta muuuuuuuuuuuito.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Também tenho uma grande lista de animações que amo e alguns estão na sua lista também, maaasss, não posso deixar de sugerir O Castelo Animado e Ponyo, tão lindos e fofos :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  12. Desse top 10 o meu preferido é a trilogia Toy Story, mas tem muito nessa lista que não assisti e outros que nem lembro mais!!
    Fora da lista os que eu mais gosto são: A Casa Monstro, Procurando Nemo, Monstros S.A. e Os Incríveis.

    ResponderExcluir