Resenha | Para Sempre (Alyson Noël)

17 comentários

Saudações!
                Hoje temos mais uma resenha, dessa vez do livro Para Sempre – Alyson Noël. Quem já leu ou deseja ler, pode deixar a opinião nos comentários <3 Será que devo continuar a leitura da série? rsrs’

Para SempreAutora: Alyson Noël
Editora Intrínseca
261 páginas
Sinopse: Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. É insuportável. Ela foge do contato humano, esconde-se sob um capuz e não tira dos ouvidos os fones do i-pod, cujo som alto encobre o som das mentes a seu redor. Até que surge Damen. Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ever não entende o porquê disso, mas é incapaz de resistir à paz que ele lhe proporciona, à sensação de, novamente, ser uma pessoa normal. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida... e apaixonada.


                Para Sempre, primeiro livro da série Os Imortais, com certeza sabe como dividir opiniões. Entre os tantos “amo” e “odeio”, a minha opinião sobre o livro é bem menos interessante, enquanto digo que o livro foi bem meio termo. Alyson Noël seguiu direitinho a receita para conquistar o publico teen, mas receio que não tenha atentado para construir um enredo que fosse, ao menos, mais convincente.

- Todo mundo tem de começar em algum lugar - ele diz em seguida, os olhos escuros e ardentes, enquanto seus dedos buscam a cicatriz em meu rosto.              


                A narrativa é contada em primeira pessoa pela nossa protagonista esquisita, a Ever. Desde a morte de toda sua família em um trágico acidente, sua vida virou uma verdadeira bagunça, principalmente pelo fato de que, agora, ela consegue ver a aura das pessoas e ouvir pensamentos, além de ser capaz de ver e conversar com sua irmãzinha morta. Por isso, anda evitando as pessoas, se escondendo por detrás de um capuz e com o fone de ouvido sempre nas alturas – para suprimir o barulho dos pensamentos ao redor.  Porém, quando chega à escola o aluno novo, a garota fica fascinada! Além de lindo e gentil, o Damen – aluno novo – também tem o estranho efeito de tornar nossa Ever mais normal... Na presença de Damen, Ever não mais escuta pensamentos, seu mundo torna-se silencioso como deveria ser. Nem preciso dizer que os dois acabaram se apaixonando, apesar de eu não saber exatamente se pelos motivos certos. Um amor rápido e automático, é isso que vemos aqui!

                A verdade é que Damen é bem mais estranho do que Ever inicialmente imagina. Geralmente, ele age de maneira pouco natural a garotos de sua idade, falando vocábulos não mais usados e sendo romântico de uma maneira estranha... E isso tem um motivo! Assim como também há causas para o fato de Ever não ser capaz de ler os pensamentos dele, e conhecer muito pouco sobre o seu passado, mesmo depois de começarem a namorar. O fato é (e lá vem bomba): Damen é um imortal. E Ever é quase um deles, também.
        
Se a voz já era aquela maravilha, capaz de me cercar de silencio, e o toque aquele espetaculo, capaz de eletrizar minha pele, o beijo...bem, o beijo é uma experiência Sobrenatural. Quando Damen se afasta e fica me olhando, fecho os olhos novamente e puxo o garoto de volta pelas lapelas da casaca.


                Indo direto ao ponto crucial: o romance forçado entre Ever e Damen não me convenceu nem um pouco. Tudo bem, você achar uma pessoa atraente é uma coisa; mas começar um namoro sem saber nada (nadica de nada, nada, nada, N-A-D-A) de seu namorado... Bem, Ever, você tem problemas. Damen é um garoto legal, e sinto que ele verdadeiramente gosta da Ever (afinal, o cara lê pensamentos, e conheceu as reencarnações anteriores da guria, né?)... Mas o sentimento da protagonista para com o Damen-perfeição, para mim, não colou! E, como se não bastasse o romance meio empurrado, a autora – que estava indo muito bem até o meio do livro – resolveu fazer um final em que tudo se resolvia em míseras 15 páginas.  Se está parecendo a você que eu odiei o livro... Bem, não é isso. Como eu disse, até o meio da obra, a autora estava narrando tudo de forma até legal e tudo estava fluindo como romances teens costumam fluir; porém, como se estivesse com pressa de acabar logo de escrever, a autora resolveu solucionar todos os iniciais problemas de Ever tudo nas últimas páginas.

                Enfim, o livro poderia ser melhor, mas também não considero que tenha sido uma leitura particularmente ruim. Talvez mal desenvolvida, mas, ruim? Não, não diria isso. Apesar desse fato, alguns leitores já afirmaram que a série desanda por completo nos próximos livros... e é disso que tenho medo! Porém, se você tem mente aberta para romances meio tolinhos e tem paciência para suportar as chatices comuns à adolescência (invariavelmente presentes no livro),  acho que poderá curtir o livro e as obras sequentes.  

Nota: 7.5
Alguém ai acha que devo continuar a ler a série? Hahaha. Estou com medo dos próximos livros!

                

17 comentários :

  1. Oie :)

    Não tenho paciência para suportar as chatices da adolescência por isso não me suporto , sobre o meio termo que você comentou muitas críticas negativas fazem com que eu desanime de ler esta série mais acho que vou arriscar , beijos !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Não sei se leria um livro assim. Primeiro porque não gosto destas coisas "sobrenaturais" (rs), segundo por ser um livro mais ou menos, com muitas coisas que me parecem contraditórias.
    Mas como sempre digo, é questão de gosto e que bom que cada um tem o seu! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa série. Terminei o primeiro livro e emendei o resto de tão ansiosa para saber como terminava. O texto tem sua nuances de segredos, assuntos que não podem ser mencionados. Isso faz com que o livro tenha clichês e reviravoltas, mas mesmo assim ainda é uma ótima história.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro Naia, mas o segundo e terceiro eu odiei. Se você nem amou esse, não sugiro que compre o segundo, é chato de mais e mais fantasioso ainda.

    ResponderExcluir
  5. É, vai ser complicado de ler esses livros....queria conferir, mas vi umas coisas agora que não sei se animam muito né...ainda pretendo ler, no entanto..

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro e não consigo me animar para ler as sequencias. Acho que já passei da idade para aguentar draminhas adolescentes rsrs

    ResponderExcluir
  7. Tem um bom tempo que eu li esse livro e não lembro mais da estória direito, só sei que me decepcionei tanto que desisti da série!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!

    Eu não fiquei nem um pouco curioso para ler esse livro. Draminhas adolescentes?
    Estou fora!
    rsrs
    E também não sou muito fã de séries... Se o primeiro começou assim, será que devemos confiar nos próximos?
    Bela resenha!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei da premissa e acredito que o livro merece uma chance. Se eu tiver oportunidade vou ver sim.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O ruim de personagens adolescentes é isso, eles são insuportáveis ao extremo. Uma pena que a autora se perdeu no decorrer da narrativa. Mas se eu fosse você, leria os próximos volumes, pois pode ser que você goste da sequência. Afinal, somos diferentes, e temos gostos diferentes. O que funciona pra uns, não funciona pra outros.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Bem eu li a série toda e adoro, mas claro nenhuma série é perfeita então sempre tem algumas coisas que me incomodaram, mas não tira o mérito dela não. O sentimento da Ever pelo Damen, pra mim, é convincente, levando em conta o que aconteceu com eles, não posso falar mais que isso – já que vai ser explicado nos próximos volumes da série -, então esse amor/paixão à primeira vista é convincente. Não se preocupe com os problemas resolvidos da Ever, que nada, nada está resolvido, tem muitas coisas pra acontecer ainda. O terceiro e o quarto livro da série foram incríveis, a magia está mais presente na vida da protagonista, mas me fez sentir falta da Riley, mas a autora deu um golpe baixo criando uma série só pra Riley, já que se você gostou da irmãzinha da Ever tu vai ter vontade de conhecer as aventuras dela por ai. Mas voltando a série Os Imortais, leia os próximos volumes sim, mas não espere muita coisa do último livro, porque pra mim ele foi decepcionante, aquele final dos dois foi ruim, acontecem tantas coisas boas - ou não - nos anteriores e chega lá no último e puf, broxante.

    ResponderExcluir
  12. Eu particularmente adorei a série, mas não me leve em consideração, porque eu adoro tudo. KKKKKKKKKKKKKK! A série em si é boa demais, mas a Ever é muito burra.

    ResponderExcluir
  13. Serio ja tentei ler esse livro mas nao vai, a leitura nao flui de jeito nenhum pra mim, empaco na pagina 98 do livro e nao saio, vai tender.

    ResponderExcluir
  14. Amei não só esse, mas por toda a serie tenho só amores. Lindo lindo *---*

    ResponderExcluir
  15. Não gostei da escrita, achei muito fraca. Em relação a historia não tem nada de surpreendente.. Só vou terminar a saga, pq comecei.. rs

    ResponderExcluir
  16. A escrita em si deixou a desejar, não sei se o problema foi com a autora ou com a tradutora. A historia não tem nada de surpreendente.. Estou no meio da primeira história, só vou terminar pq comecei...

    ResponderExcluir

  17. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso.. se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir