Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Resenha | Eragon (Christopher Paolini)

quarta-feira, março 13, 2013 Naiane Aline 10 Comments Category : , , , , , , , , ,


Saudações!
                Que tal aproveitarem essa quarta lendo mais uma resenha?

Autor: Christopher Paolini
Editora Rocco – jovens leitores
466 páginas
Sinopse: Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.





Eragon, primeiro livro da série Ciclo da Herança, foi escrito por Christopher Paolini e promete muita aventura e fantasia através de suas cativantes personagens. Por enquanto, nada de heróis; Eragon é um livro que explica como seu protagonista, de mesmo nome, vê sua vida totalmente transformada ao encontrar um ovo de dragão.

                No Vale Palencar, em Alagaësia, vive o jovem órfão Eragon, um garoto de 15 anos que já está acostumado com a sua vida comum do campo. Porém, toda sua vida é transformada quando, numa caçada qualquer na floresta, ele acha uma estranha pedra... E dela, semanas depois, sai um grande, poderoso e lindo dragão. Eis a Saphira. Imagine a confusão do garoto ao descobrir que é, agora, um cavaleiro de dragão! E de um dragão fêmea tão sarcástico e inteligente quanto a Saphira! haha. 

"Ele e Saphira não precisariam mais se esquivar dos soldados, evitar cidades ou esconder quem eles eram. Era uma conquista agridoce, pois o custo foi a perda do que ele tinha."

                 Alagaësia está dominado pelo mal, sob o punho de Galbatorix, o rei impiedoso que pôs fim em todos os dragões – exceto o que ele próprio possui e os outros ovos que ele mantêm em seu domínio. O ovo de dragão achado por Eragon, então, está sendo procurado por todo o império; e isso é o que o garoto descobre muito cedo, quando os perseguidores chegam à sua pequena cidade e forçam o garoto a fugir. O tio do menino, que o criava desde pequeno, morreu na mão desses perseguidores – os Ra’zacs -, o que põe no menino um intenso desejo de vingança. Por isso, agora Eragon tem uma missão: se vingar, em nome de seu tio e de todos os outros que ele viu sofrer na mão dos Ra’zacs.

"Aqueles que sentem prazer na dor e no sofrimento dos outros. Têm muitos rostos e usam muitos disfarces, mas há apenas um nome para eles: maldade."


                No meio de toda essa história, Eragon tem a ajuda de Brom, um velho misterioso e antigo contador de história. O homem conhece muito sobre dragões e seus cavaleiros, e decide ajudar o jovem em sua empreitada por vingança, enquanto também ajuda-o a se proteger do império. Juntos, eles passam por grandes desafios, que vão á enfrentamentos com os Ra’zacs e orcs, até avançar por lugares perigosos e desertos.

                Gosto bastante de todos os personagens do livro. Possuem, de alguma forma, personalidades bem únicas e verdadeiras, com qualidades e defeitos. Porém, como eu disse, o livro é bem introdutório. Não espere encontrar aqui, já, um super herói disposto a vingar todas as injustiças cometidas pelo rei de Alagaësia. O livro irá mostrar, exatamente, o amadurecimento de Eragon, enquanto o mesmo começa a ver que pode mudar positivamente a vida de muitas pessoas. Ele é um jovem com um senso de justiça já formado, mas possui medo do desconhecido, assim como todos nós.

"As pessoas têm um costume irritante de se lembrarem de coisas que não deviam."

                Recomendo o livro para quem gosta de literatura fantástica, e, principalmente, curte um bom RPG. Dá para ver nitidamente as influencias que o autor possuiu, e não posso dizer que Christopher Paolini é especialmente genial; porém, ele é talentoso. Para quem gosta de aventura, fantasia e elfos (-q), pode se jogar na leitura!
Nota: 9
"Estes livros são meus amigos e companheiros. Eles me fazem rir e chorar, dão sentido à vida."

RELATED POSTS

10 viciados comentaram

  1. Por ser série eu ainda não me animei a compra, mas vi o filme lembro que eu gostei medianamente, não foi aquilo que eu esperava.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do filme, mas o livro não me interessou. Não sei se é a capa ou o tamanho do volume, mas gostaria que os demais livros fossem parar na telinha também.

    ResponderExcluir
  3. A historia é cheia de mistérios e fantasias, me agradou (:

    ResponderExcluir
  4. Nunca li esse livros e nem sei se vou ler. É legal, as histórias são legais, mas ainda não deu pra ler e até desanimei em começar =/

    ResponderExcluir
  5. Ja assisti o filme, e por isso perdi completamente a vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  6. Não vi o filme, mas pretendo ler o livro em breve. Faz tempo que não leio nada de fantasia, e mudar isso.

    ResponderExcluir
  7. Serio eu nao consigo gostar desse livro, ja me recomendaram mas nao me simpatizo com ele.

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não comecei a ler essa série. Mas eu vi o filme e gostei *o* Eu adoro enredos que tenham dragões no meio. hahahah. Sou super ligada nesse lance de fantasia.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Arine-san!!
    Amei a resenha!! *-* Você só aumentando minha ansiedade! haha Amo livros com fantasia, aventura e com dragões então! s2

    ResponderExcluir
  10. Adoro muito esse tema. Não cheguei a assistir ao filme mas sei que é bom, já me indicaram. Não sabia da existência dos livros. Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir