Feliz dia dos verdadeiros blogueiros! :3

13 comentários
É mesmo impressionante perceber o quanto a esfera blogueira, em especial a de blogs literários, cresceu no último ano. Antes, privilégio - sim, blogar é uma dádiva - de poucos, agora, é muito fácil encontrar blogs com teor literário por ai. Por um lado, isso é muito positivo; por outro, observamos que há uma verdadeira deturpação no ato de querer ser blogueiro. Não estou aqui para dar lição de moral em ninguém, mas, muito menos, irei homenagear nesse pequeno texto aqueles que não merecem.


               Devemos ter em vista que ser blogueiro, ainda mais um blogueiro literário, é ser um influenciador de opiniões, uma potente arma de divulgação de idéias e um conquistador de novos leitores. Saber disso é o primeiro passo para você ser um verdadeiro blogueiro. Ao invés disso, porém, vejo muitos de meus colegas nesse ramo terem como principal objetivo o de conseguir parcerias com grandes editoras, conquistar um bom número de seguidores (e não de leitores) e "receber livro de graça" dos autores. Mais absurdo que isso, vejo editoras colocarem como seus parceiros exatamente esse tipo de blogueiro, que não é o que é pelos motivos certos. Não me leve a mal. Parceria, seguidores e cortesia de livros são importantes; mas considero que não sejam estes os motivos certos que devam te levar a criar um blog. Você tem que gostar do que faz e não ficar procurando apenas as recompensas!

               O mais triste é notar que não só os blogueiros estão começando os blogs pelos motivos errados, mas também os leitores estão deturpados e seguindo estes blogs por fatores ridículos! Ao invés de seguir um blog pelo conteúdo, o seguem por causa das promoções de livros que o mesmo faz; não estão ali para levar em conta a opinião do blogueiro, mas para se aproveitar dos bônus que o blogueiro procura dar para seus leitores. Como eu disse, não estou criticando ninguém... mas acho que a verdadeira interação entre blogueiro e seguidores se perdeu. E isso é triste.

                Por esses motivos, estou aqui para parabenizar quem eu acho que merece! Não colocarei aqui todos os nomes, porque são muitos; mas fica aqui minha pequena homenagem a quem busca escrever um português correto e inteligível (tem blogueiro que nem isso faz!), passa horas pensando em como construir uma boa resenha e gosta mais de leitores do que de "seguidores". Essa minha homenagem vai ao meu caro amigo Lucas (blog Descobrindo Livros), à Mylla (blog da Mylloka) e à linda Clara (blog Labs and Tags). Também ponho aqui os nomes de Ceile (blog Este já li), da Luara (blog Estante Vertical) e do Tiago (blog OCapitulo do Livro). Há muitas outras exceções, mas essas, para mim, são as mais especiais... Feliz dia do blogueiro para vocês, queridos parceiros e demais blogueiros que influenciam tanto nas minhas escolhas de leitura! E, é, o texto não saiu tão pequeno assim...

13 comentários :

  1. Nai, que texto maravilhoso. Obrigado pela citação.
    A minha opinião vem mudando bastante, porque no começo eu achava que o que gratificava o blogueiro é realmente parceria, mas não é. Venho recebendo vários elogios de leitores, emails pedindo dicas de livros e coisa e tal. Acho que essas pequenas coisas tornam nosso trabalho melhor, e claro, uma parceria sempre é bem vinda, mas agora estou mais crítico em relação a isso e editoras também !
    Grande beijo <3 e feliz dia do blogueiro!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os blogueiros que me ajudam a ver os lançamentos, que me fazem babar querendo livros e que postam coisas legais para aniquilar o meu tédio! Sem vocês eu estava ferradinha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lindo....Parabéns a vocês, eu gostaria de ter um blog também, aliás, tenho, mas não tenho tempo paara ele. Continue com esse trabalho, porque assim sempre sei das novidades.

    ResponderExcluir
  4. Oi Naiane! Muito muito bom o seu texto, é isso mesmo!
    Dos blogs que você parabenizou eu sigo 3.
    Parabéns a você, por ser uma blogueira literária super 10!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  5. Inha-linda, feliz dia do blogueiro!!!
    Nós blogueiros que realmente nos dedicamos aos nossos blogs e fazemos isso com paixão merecemos esse dia especial.

    Concordo com tudo o que você disse. Vejo blogs que só ligam para a quantidade de seguidores e não pelo conteúdo de seu o blog e o que mais me impressionou é que esse blog conseguiu parceria com uma editora de grande nome, fico imaginando se realmente a editora olha os blogs com o devido cuidado.

    Beijokas linda e tudo de bom!

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo dia do blogueiro e parabéns pelo texto. Você disse muitas verdades, acompanho a muito tempo blogs de livros, mas tive alguns problemas pessoais e parei, e agora que eu voltei percebo a diferença gritante tanto na atitude de blogueiros como de leitores, o que é lamentável.

    ResponderExcluir
  7. IMPORTANTE:
    Olá, estou aqui para avisar que amanhã, dia 23/03, irei postar um texto bastante polêmico e acredito que será de seu interesse. Gostaria que você me ajudasse na disseminação desse post que envolve preconceito contra nordestinos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. chegando atrasada, mas queria te desejar uma feliz dia, pois adoro seu blog e esse é seu dia!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto que você escreveu Nai, maravilhoso, acho que você conseguiu expor o que muitos blogueiros gostariam de falar. Acho que é como o Lucas comentou, uma das maiores gratificações são os comentários positivos que agente recebe, os pedidos de dicas de livros, é conseguir ser um formador de opinião. Hoje tenho meus leitores fixos, e agradeço demais por isso. Fiz amigos maravilhosos, como o Lucas =) E acho que essa foi a melhor parte de ter um blog.

    ResponderExcluir
  10. Bom, apesar de estar atrasada, Parabéns pelo dia do blogueiro!! Todo dia deve ser dia de parabenizar e reconhecer os -verdadeiros (como você falou)- blogueiros, que estão sempre preocupados em não só ter mais de mil seguidores ou ganhar cortesias de livros, mas que realmente amam o que fazem e que se dedicam para manter tudo organizadinho e atualizado para os leitores! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. É bem isso, concordo em tudo. O mais triste é ver dono de blog litetário sem se preocupar com a sua escrita. :/ Parabéns a todos blogueiros.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do texto guria, parabens meio atrasado :x

    ResponderExcluir