Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Diário Otaku | Gêneros de animes

sexta-feira, março 29, 2013 Naiane Aline 10 Comments Category : , , , , , , ,

Saudações!

           Foi-se a época em que anime era coisa de criança. E isso, não se engane, não é de agora. Assim como novelas possuem seu conteúdo e cenas direcionados a um público alvo, o mesmo acontece também com os animes e mangás. Por isso, buscando esclarecer certos pontos que muitas vezes são obscuros para quem está entrando no universo Otaku agora, faço esse pequeno artigo explicativo. Acrescentando, somente, que nem todos os gêneros foram colocados aqui... atentei para passar a coisa de maneira mais didática, colocando na lista só os gêneros mais comuns e importantes! Qualquer dúvida, podem colocar nos comentários, que estarei feliz em responder!


Shoujo é o tipo de anime e mangá direcionado para o público feminino jovem. Seu conteúdo geralmente é bem leve, e as obras desse gênero costumam ser de romance ou comédia romântica, além de também ser muito valorizada a temática drama escolar. Apesar dos animes shoujos serem, na maioria das vezes, bem divertidos, isso não quer dizer que o final acompanhará o mesmo ritmo... Já vi alguns animes do gênero que eram bem engraçadinhos, e me fizeram chorar mares de lágrimas no final!

Shoujos mais famosos:  Itazura na Kiss, Hana yori dango, Fruits basket
Shoujos que recomendo: Kaichou wa maid-sama, Clannad e Air Tv (esses dois últimos servem para quem gosta de romances tocantes e tristes!)








Já direcionado para o público masculino, é, certamente, o gênero mais conhecido pelo público brasileiro. Dragon Ball Z, Cavaleiros dos Zodíaco, Slayers, e eu me arrisco a colocar aqui até Pokemon... Todos esses animes, que cansaram de aparecer na Tv aberta brasileira, são shounens. Esse gênero, como já deu para perceber, é mais direcionado para o público masculino e seu gosto por batalhas, personagens com poderes inacreditáveis e etc. Apesar disso, não podemos nos esquecer de alguns animes que podem ser confundidos com shoujos, mas são shounens, tal qual Inu Yasha – anime fofo e romântico, adorado por muitas gurias, rs.

Shounens mais famosos: Dragon Ball Z, One Piece, Fairy Tail, Naruto, Belach… (os três pontinhos são necessário, senão a lista nunca acaba, rs)
Shounens que recomendo: DBZ, Inu Yasha, Loveless e Slayers



Depois do shounen, o Mahou Shoujo é outro gênero que mais passava na tv aberta. Direcionado ao público feminino, esse é aquele tipo de anime cheio daquela mistura louca de fofurice e batalhas, encontradas em séries como Sailor Moon e Sakura Card captors. Infelizmente, só o pessoal da minha época mesmo – e talvez até um pouco mais velho -, chegou a assistir esses animes na TV aberta... Sakura Card Captors eu nunca cheguei a ver na televisão, mas lembro que Sailor Moon passava no programa da Eliana! Hahaha.

Animes mais famosos: Sakura Card captors (todo mundo ouviu falar ‘-‘), Mahou Shoujo Madoka Magica



Yaoi e Yuri são tipos diferentes, mas que seguem mais ou menos o mesmo padrão. Ambos são animes de romance, ou similares, que possuem como foco relações homossexuais. No yaoi, acompanhamos relações entre homens; já no Yuri, temos relações entre meninas. O interessante é que, apesar de não parecer, tudo é tratado de maneira bem natural... Talvez por isso eu goste tanto do gênero. Nem sempre os mangás/animes yaoi, ou Yuri, possuem como objetivo falar sobre o preconceito... ás vezes, é só um romancezinho besta, uma comédia romântica para alegrar o dia, o que eu acho bastante legal! Assisto e leio obras do gênero, e acho que, em questão de romance fofo, competem em pé de igualdade com os shoujos!

Animes mais famosos: Junjou romântica (yaoi), Maria Holic (Yuri)
Animes/mangás que recomendo: Sekai-ichi Hatsukoi (yaoi), Touch Blue (mangá yaoi)



Também voltados para sexos diferentes, mas possuindo mais ou menos o mesmo público alvo, temos aqui o Josei e o Seinen. Ambos possuem como similaridade o fato de terem como audiência o público jovem adulto, de 20 anos para cima; porém, enquanto o josei é direcionado para as mulheres, seinen é para os rapazes. Esses animes e mangás costumam ter mais liberdade de conteúdo e de expressão, colocando histórias com teor mais pesado. Porém, não confunda isso com libertinagem! Haha. Apesar de haver a possibilidade de conter cenas de sexo nessas obras, na maioria das vezes, elas não são explicitas. O josei e seinen não são recomendado para os mais jovens, geralmente, por conterem cenas de violência e dramas psicológicos mais profundos.

Animes mais famosos: Hana and Clover (para mulheres :3), Akira e Afro Samurai (ambos para público masculino)
Anime que recomendo: Elfen Lied


                Já se embaralhou com esse tanto de nome? Haha. Não se preocupe, o post acabou agora :3. Se tiver alguma dúvida, como eu disse, estou esperando nos comentários. Sem contar que, se alguém quiser recomendar algum anime, minha lista (enorme) está aberta à sugestões!

RELATED POSTS

10 viciados comentaram

  1. Eu quero mais de Fruits basket até hoje. Dos outros eu vi: Itazura na Kiss (adorei), Fairy Tail, Naruto, Sakura Card captors e Elfen Lied.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia das classificações, sou uma analfa quando se trata de animes, eu assisto, mas não conheço os detalhes.Com certeza meus preferidos são os Mahou Shoujo.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Legal esse post. Eu até gostava de ver os de Naruto e Dragon Ball Z quando era pequena, hoje em dia já nem curto mais esses desenhos, mesmo assim ainda acho legal. É a parte artística que acho bonita, desenhos novos mesmo não vejo mais =/

    ResponderExcluir
  4. Oii! ^^
    Que legal esse post! Eu não fazia ideia de que os animes fossem divididos em todos esses gêneros!
    Eu amava ver Sakura e Dragon Ball Z! :B

    ResponderExcluir
  5. Ai eu adorava Sakura *-* Ele passou na tv aberta sim, na globo a uns mil anos atras rsrs
    Gostei muito do post, para pessoas que não conhecem como eu, foi esclarecedor.

    ResponderExcluir
  6. O que mais me chamou atenção foi Sakura, confesso que não sou muito fã disso :/

    ResponderExcluir
  7. Acho linda sua paixão por animes...Eu não curto o genero mas admiro sua paixão. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Agora to começando a tender mais um pouquinho, os arquivos pra baixar os animes são muito pesados? Porque Pc de pobre nao aguenta muito nao.

    ResponderExcluir
  9. Que legal essas classificações. Faço parte do Mahou Shoujo. Que saudades de Sakura e Sailor Moon *-*
    Também tenho um pouco do Shounen.

    ResponderExcluir
  10. Kaichou wa maid-sama amooo <3 Eu gosto muito de Shoujos mas assisto de tudo dentro do mundo dos animes rs.

    Beijos
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir