Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Resenha | A Aprendiz (Trudi Canavan)

sábado, fevereiro 16, 2013 Naiane Aline 10 Comments Category : , , , , , ,


Saudações!
                Noite de sábado, e que tal uma resenha?

Autora: Trudi Canavan
Editora Novo Conceito
544 páginas
Sinopse: Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso. 

Continuação do livro O Clã dos Magos, da Trilogia do Mago Negro, A Aprendiz surpreendeu de uma maneira muito positiva. Como comentei na resenha de O Clã dos Magos, achei que a história estava caminhando para algo muito vago, porém, o mesmo não aconteceu nesse segundo livro. Parece que a autora achou, enfim, o foco da história e nos presenteou com um livro maravilhoso de aventura e magia.

                A Trilogia do Mago Negro nos apresenta a história fantástica de Sonea, uma garota favelada que, de repente, descobre ter poderes mágicos. Na trajetória do primeiro livro da trilogia, vimos o ódio que Sonea sentia pelo Clã dos Magos e acompanhamos enquanto ela fugia do domínio do mesmo... Porém, ela é pega e forçada a cooperar, principalmente após ver uma cena chocante: o Lorde Supremo, líder do Clã dos Magos, praticando atos sinistros. Nesse segundo livro, Sonea começa a sua vida como uma Aprendiz, e continua surpreendendo a todos com o seu grande potencial e força mágica. Porém, por causa de sua origem pobre, é tratada com desdém e desrespeito por todos os outros alunos... Enquanto isso, Dannyl é mandado numa excursão de pesquisa para retraçar o passado de Akkarin, o Lorde Supremo, com o objetivo de descobrir como o mesmo aprendeu magia negra e, talvez assim, aprender uma maneira de derrotá-lo.

                Bem verdade, com o passar das páginas, fica impossível saber quem é o verdadeiro vilão da história. Se você terminou de ler O Clã dos Magos pensando em Akkarin como um homem perverso, essa ideia vai perdendo – e ganhando – a força durante A Aprendiz. Devo elogiar a genialidade da autora quando fez isso, pois o livro torna-se, basicamente, uma prisão para seus olhos, enquanto você tenta tirar suas próprias conclusões: seria Akkarin mais um mocinho ou o vilão? Além disso, a autora jogou questões interessantes na história, incluindo homossexualismo – algo que nunca vi tão presente e de forma tão assumida num livro de literatura fantástica.

                Os personagens também ganharam uma melhorada, nessa sequencia. Sonea, que durante o primeiro livro me pareceu uma protagonista meio sem sal, enfim começou a mostrar as asinhas e mostrar-se uma protagonista menos apática. Sua aventura no livro, no entanto, se resume a sobreviver ao bullyng que está sofrendo no Clã; apesar de visualizarmos, dessa forma, como o potencial mágico dela começa a crescer gradativamente, chamando a atenção do Lorde Supremo – seja por bem ou por mal. Os outros personagens, que me nego a chamar de secundários, também cresceram em personalidade durante o enredo, além da aparição de alguns outros que ainda não nos foram apresentados no primeiro livro.

                Enfim, recomendo muitíssimo o livro! Dou uma dica: não julgue a trilogia pela leitura do primeiro livro. Na verdade, ele é apenas uma introdução para a verdadeira história arquitetada pela Trudi Canavan. O terceiro e ultimo volume, Lorde Supremo, promete bastante! Esperando ansiosa para lê-lo.

Nota: 10.

RELATED POSTS

10 viciados comentaram

  1. Gostei do livro e da sua resenha, gosto de bancar a detetive em busca do vilão da estória.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não me atraiu essa história..../Vou pensar mais se incluirei na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Eu ouço falarem bem desse livro, mas não cai de paixão por ele e o primeiro para ir correndo comprar sabe?
    Mas já tentei a sorte em umas promoções com ele.

    ResponderExcluir
  4. Achei bom esses livros. Ainda não li, mas as resenhas que vi me deram uma boa ideia e acho que só lendo pra saber se vou gostar mesmo, mas acho que vou sim. É uma boa história.

    ResponderExcluir
  5. me falaram muito bem desse livro... vi numa livraria esse mês mas tava sem grana, acabei nem comprando... acho que rolou sorteio dele no skoob tbm, mas eu não ganhei... TT_TT

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li os livros, mas você me deixou animada. Vou seguir a sua dica e relevar a qualidade do primeiro.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li a trilogia, mas tenho muita vontade, ganhei 2 livros da série.

    ResponderExcluir
  8. Imaginava uma historia completamente diferente para o livro...
    E gostei bastante da original parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa resenha, só me fez ficar cada vez mais animada para ler a coleção *o* Pena que ainda tá falando dim dim
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Aumentou minha ansiedade pra conhecer a história! D: Em breve incluirei a trilogia em minha lista de leitura!

    ResponderExcluir