Resenha | A Sombra Do Vento

6 comentários
Olá leitores, e amigos, hoje vim falar do livro A Sombra do Vento que é um dos meus livros favoritos, não só pelo fato de ele se passar em outro núcleo que não é nos Estados Unidos e sim em Barcelona, me encantei com o modo de escrever do autor.

A Sombra do VentoAutor: Carlos Ruiz Záfon
Editora Suma
 paginas
Sinopse:A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias.Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.



Então, cá entre nós, sou um pouco suspeita para falar desse livro, foi um dos melhores livros que já li; é tão encantadora a ideia de ter um "Cemitério dos Livros Esquecidos". E é a partir que nossa personagem (Daniel que não tem sua mãe) vai para lá com seu pai - um bibliotecário que apresenta o tal cemitério - mas lá ele adota um livro de Julián Carax e todo o clima de suspense e de aventura começa a rodar sobre isso.

Ao descobrir que todos os livros desse autor foram queimados ele começa uma aventura atrás do porque isso ter acontecido e assim ele encontra um amigo, que leva a uma, que leva a outra pessoa. Que resumidamente diz que o autor está morto.

O final, como sempre é surpreendente, porém já chega de Spoilers. O enredo me prendeu tanto que reli o livro, é tão aventureiro e apaixonante, tão cheio de mistérios e tão revelador. Digamos que me prendi e li tão rápido que reli, afinal, como algo tão bom pode acabar tão rápido?

Fica a dica pra vocês, aposto que não se arrependeram desde que gostem de aventura e de romance.

Beijos,

Façam os seus comentários,

Mafê.

6 comentários :

  1. Ahn, que livro lindo, exatamente como descrito aqui na resenha e até mais. Já leu a continuação? O Prisioneiro do Céu... terminei esses dias e digo que vale a dedicação, até de ler novamente. Já chamo o autor de mestre Zafón, o cara escreve muuuuuito, e é fascinante viajar por sua Barcelona descrita.
    Você disse que o pai do Daniel é um bibliotecário ou entendi errado? Pelo que entendi, ele tem uma livraria, herança de família, a qual é o seu negócio, sua forma de ganhar a vida. E no Cemitério dos Livros Esquecidos temos um guardião, que é o que abre a porta desse mundo que, a meu ver, é incrivel!

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do título do livro. Já nos passa uma ideia forte do que se trata a história.
    A sinopse me cativou.
    Beijos!!!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa meus parabéns , bela resenha :D

    Quero muito ler esse livro não sei quando farei mais acho que é em breve , minha mãe adora o Zafón e fala super bem dele !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Depois dessa resenha maravilhosa, eu com certeza vou ler esse livro. hahaha! Ele deve ser ótimo, para merecer que você tenho relido. haha
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha e do tema do livro. Com certeza eu lerei ele quando/se puder. O tema é interessante, por se tratar de livros hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei seu blog, acho que ainda não tinha passado aqui :D Mega fofo!

    Curti sua resenha, não conhecia esse livro. Deve ser muito bom!

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir