Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Resenha | As crônicas de Gelo e Fogo (George R.R.Martin)

terça-feira, dezembro 25, 2012 Naiane Aline 8 Comments Category : , , , ,


Saudações!
                Saindo nova resenha em pleno Natal? É isso mesmo? Sim! Haha. Pois bem, para aqueles que estão lendo, desejo um Natal cheio de livros e mais livros! [: Me presenteiem com um comentário, ok?
A Guerra dos TronosAutor: George R.R.Martin
Editora LeYa592 páginas
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

 Será que dizer que não sei como começar a resenha soaria um tanto quanto clichê? Creio que sim, mas a verdade é essa. De diversas formas, mesmo com toda minha expectativa jogada em cima do livro, ele ainda conseguiu me surpreender. Ler as ultimas cem páginas foi um tanto quanto angustiante, ao mesmo tempo que eu já não conseguia parar a leitura, e quis estender minha viagem pela estória o máximo que pude... Me apaixonei (com toda uma relação de amor e ódio) pela narrativa, e não sei se um dia essa sensação vertiginosa irá passar.


O Inverno está chegando...

                Inicialmente, somos apresentados à família de Eddard Stark, dono do castelo de Winterfell. Numa narrativa em que a estória se apresenta no ponto de vista de diversos personagens-chaves, vamos conhecendo Eddard e seus familiares ao mesmo tempo em que descobrimos um pouco mais sobre Winterfell e a política do mundo onde ele está inserido. A vida de Eddard – também conhecido como Ned – vacila entre liderar seu castelo e aproveitar a tranquilidade da paz, enquanto ela ainda se mantêm... E logo ele descobrirá o quão frágil é essa paz, e como é fácil destruí-la sob o estandarte da guerra e do desejo de poder. Para isso, só foi necessário a visita de seu rei, Robert Baratheon, e a repentina nomeação de Ned ao cargo de Mão do Rei. A partir daí, Eddard se vê dentro de um jogo intenso de poder e controle e descobre que, sim, a Guerra dos Tronos nunca tem seu verdadeiro fim.

                De fato, As Crônicas de Gelo e Fogo não é um livro de foco nos personagens, mas de como estes estão inseridos na batalha incessante pelo poder. Um fator do livro que demonstra visivelmente isso é o fato do livro não possuir personagens principais. Toda a estória, do inicio ao fim, é contado – como já dito – sob o ponto de vista de diversos personagens. Diversos mesmo!  Isso, de alguma forma, nos proporcionou uma obra mais completa e nos fez olhar os diversos ângulos da mesma briga. A inteligência do autor ao construir uma narrativa tão versátil, num contexto tão amplo e complexo, é o que mais fascina. Apesar disso, convenhamos, o livro é do tipo “pé no chão”, portanto, esperar um final romântico é tolice... Tolice praticada por mim, infelizmente, rs.

"Estou fazendo o que é certo, disse a si mesmo, então, por que me sinto tão mal?"

                Quanto aos personagens, é o que já se esperava de um enredo tão complexo: temos os que possuem honra, os que são fadados como “os maus”, mas não temos, realmente, os verdadeiros mocinhos e bandidos. Personagens complexos, completos; alguns ingênuos, outros já desviados pelo desejo do poder. E é isso: apesar de observarmos quem são os honrados e os malvados, temos a consciência de que todos estão passiveis de erros.

                Eu poderia finalizar a resenha, como muitos já fizeram, dizendo que o livro é perfeito. Porém, esbanjarei um pouco mais de minha sinceridade. A narrativa do livro é perfeita e envolvente do jeito certo, os personagens e o enredo são bem desenvolvidos, mas o livro não é perfeito. Ou não perfeito o suficiente para que eu pense em relê-lo, rs. Tenho probleminhas com relação a esse negócio de livros muito realistas... sou fã de uma fantasia romantizada, dita até como um tanto infantil - e essa "ingenuidade" em tudo falta ao livro, o que deve agradar a maioria dos leitores. Também não acho que o livro seja para qualquer um. É uma obra ótima para quem gosta do gênero, e não para quem quer começar a gostar do mesmo, eu acho.
               
                Dentre outras coisas, devo mencionar o ótimo trabalho de correção que a editora LeYa fez! Me decepcionei com alguns livros que li da editora, por causa do aparente descaso com a correção gramatical, mas isso não aconteceu com As Crônicas de Gelo e Fogo - para a alegria de todos, haha! E que final foi aquele?! Necessitando - e muito - do segundo livro!

"Homens berravam pragas e suplicavam por misericórdia, e a recebiam (ou não), e sobreviviam (ou morriam)."

Nota: 9.5
(Releio a resenha e penso que deveria passar mais duas horas reescrevendo-a, rs. Desculpem-me pela qualidade da mesma.)

RELATED POSTS

8 viciados comentaram

  1. Oi :)

    Eu já li as crônicas de gelo e fogo mais só o primeiro , quero muito ler a fúria dos reis mais não sei quando farei o livro é muito bom , mais como você disse não é perfeito !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu morro de vontade de ler, eu já tenho aqui o primeiro então conclusão só tenho que tomar vergonha na cara e começar mais é porque é muuuuito grande e morro de medo de não gostar mais já prometi pra meio mundo que em janeiro será a segunda leitura!!!
    Um beijo e Feliz Natal
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. esse livro é mt bom, mas ainda nao li ele todo entao nao posso opinar mt xp

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei da sua resenha. Ficou ótima! Nem precisava pedir um comentário de presente. rsrsrs
    Este é um livro que eu leria. O enredo me pareceu envolvente, principalmente pelo fato de a narrativa ser apresentada através de vários pontos de vista diferentes.

    Beijos! Feliz Natal!!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo e o mais interessante foi o que você citou, a história nos é contada por diversos ângulos. Nunca tinha lido um livro onde houvesse revezamento entre personagens, digamos assim rs.

    ResponderExcluir
  6. Uau, primeira resenha que eu vejo das Crônicas de Gelo e Fogo! Não tive coragem ainda de pegar o meu para ler, pelo tamanho mesmo, pois trago pro trabalho os livros que leio. Minha mãe já leu três, e ela também disse sobre essa infinidade de personagens. Acho que dá pra se perder né? Eu tenho um pouco de dificuldade de guardar os nomesm, principalemnte se eles estiverem na língua de origem do livro.

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muita gente não quer ler esse livro porque o tamanho assusta, kkkkkkk! Eu acho que eu leria sem problemas, eu amo livros grandes *-* Eu realmente tenho muita vontade de ler, mas acho que faltou oportunidade. Mas é bom ver alguém dizer que o livro não é tão perfeito assim. Dessa forma não crio grandes expectativas com relação ao livro.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu acho que muitas pessoas, inclusive eu, ficam assustadas com o tamanho do livro sim. Mas os capítulos são divididos em personagens, e são na maioria das vezes bem curtos. Acredite, você irá devorar o livro e querer partir logo para o segundo. Abraços

      Excluir