Água para elefantes (Sara Gruen)

8 comentários
                                          Água para Elefantes
Autora: Sara Gruen
Editora Sextante (e também Arqueiro)
272 páginas

Sinopse:
 
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Resenha:

Lindo. Simplesmente, e tão somente, lindo. Demorei uns segundos para definir o livro, e mais alguns outros para tentar achar mais adjetivos para ele, mas, no fim, escolho por atribuir à Água para Elefantes um adjetivo que o define melhor que todos: perfeito. Lindo e perfeito. Confesso, sim, que estava indecisa quanto à lê-lo, ainda mais porque o comprei por um simples e puro impulso – para quem não acredita nisso, é só me comparar com aquelas mulheres viciadas em comprar bolsas... comigo é o mesmo, só que com livros (é...). Mas toda minha indecisão passou, assim que peguei o gosto pela estória e, principalmente, pelos personagens.

                O livro é contado a partir do ponto de vista de Jacob Jankowski (nome lindo, haha), um antigo trabalhador de circo. Pode-se dizer que o destino é engraçado... A vida de Jacob era uma vida de adolescente – sim, adolescente, apesar de seus 23 anos – normal. Ele ia a faculdade, ajudava o pai, um veterinário bondoso e compreensivo, amava a mãe.  Jacob era como eu e você; até que um golpe da vida lhe tira tudo: seus pais morrem num acidente, o banco toma sua casa, e Jacob nem consegue fazer as provas finais para sua faculdade de veterinário! Jacob está totalmente sozinho – sozinho e perdido no mundo. Até que algo tão inesperado quanto todo o resto, acontece... Jacob pula dentro de um trem, meio desesperado meio aturdido, e descobre-se dentro de um trem fora do comum: um trem que levava em suas entranhas os órgãos e apetrechos de um circo, um trem cheio de artistas, lonas, animais e aberrações. E mentiras, mas essa é uma outra estória (haha).

                Logo quando Jacob se vê dentro do trem, não sei exatamente dizer que magia incorporou o corpo da pessoas que o encontraram. Pessoas maravilhosas, as mais humanas que já li em toda minha vida. É certo que há personagens, no livro, mal encarados, como August. Odiei – e ainda odeio – ele, e com todas as forças que meus músculos mentais conseguem ter (rs). Sem contar o tal Tio Al, o dono do circo. O homem é um canalha, e, sabe aquele idiota mal caráter que você viu num filme policial? Sabe aquele que você sente até nojo de ver nas telas de TV, ou nas páginas de livro? Pois este é o Al. Mas tem que haver vilões numa boa estória, não acha? E, como falamos de um bom livro, também tem que haver pelo menos um pouco de romance e comédia. O que o livro também tem.

               O que mais dizer? Um dos livros mais completos que li este ano, e me refiro à aspectos de suas características: um pouco de romance, uma pitada de comédia, um pouco de drama pincelado com algumas partes que fazem chorar as almas mais fracas, uma açãozinha ali – escondida nos escombros das palavras -, e umas partes inusitadas. Sem contar a bem sincronizada e constante passagem de tempo entre o passado e o futuro de nosso querido Jacob. Eu não esperava quase nada do livro, e o que me veio foi um dos melhores livro do ano... O que dizer?O orgulho do meu sexto sentido está ferido, só isso. (haha).

 Nota: 10, e mais algumas centenas de milhares de pontos. xD

Ass.: Arine-san

8 comentários :

  1. Nossa, eu também não conseguiria definir o livro com outra palavra que não fosse "perfeito".

    Me fez ficar de coração apertado, me fez rir... E claro, chorar hauhauhau

    O mais interessante que muito mais que o romance, é a rotina no circo que atrai no livro... Eu simplismente amei!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme e gostei bastante - confesso que o Rob tem uma grande parcela de culpa - a história é muito linda espero ler o livro e gostar tanto quanto você.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  3. Oiiê..estou lendo esse livro!!
    Estou gostando dele, ele me conquistou,a estória é muito emocionante,agente se vê dentro do livro.Não vejo a hora de assistir o filme,espero que seja tão bom quanto o livro.
    Assim como a Danzinha disse eu com certeza vou gostar do filme e o Rob vai ter uma grande parcela de culpa nisso rsrs!!
    tô lendo o livro o mais rápido possível pra assistir logo o filme e ver o que vou achar.


    Beijos!!
    Obrigadapor seguir o meu blog, já estou seguindo de volta!

    Em Sintonia Com os Livros

    ResponderExcluir
  4. Qual edição você tem?
    Acho que irei chorar muito quando ler.

    Mi, http://xmaw.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu depois de ver um trecho do filme, me interessei pelo livro. Vou comprar :D Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. EU PRECISO MUITO LER ESSE LIVRO.... mas o que eu quero comprar é com a capa do filme, que claro, eu acho super perfeita!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei muuuito o livro, a historia, tdo.. mas acho q sou uma das unicas pessoas (senão a unica) q preferi o filme ao invés do livro.. mas o livro é mto booom.. super recomendo! e sua resenha ficou incrpivel!!!!!!!!!!! Bjos ;)

    ResponderExcluir
  8. perfeitooo! Eu amo esse livro (: Tenho em casa

    ResponderExcluir